O tema “Museus, acessibilidade e inclusão” lança luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.
Todas as atividades inscritas na 18ª Primavera dos Museus aconteceram na sede do Museu Histórico Municipal (MHM) de Telêmaco Borba, entre os dias 23 e 29 de setembro e foi aberta à participação dos munícipes em geral.
No primeiro dia, 23/09, se deu a Palestra com Talicia Galan, doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR – Ponta Grossa, mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia – UTFPR - Ponta Grossa, com especialização em Educação Bilíngue para Surdos – Libras/Língua Portuguesa pela Faculdade Maringá (IPÊ) e especialização em Educação Especial: área da Surdez-Libras (UNIVALE), Licenciatura em Pedagogia (UFPR). Tradutora Intérprete Nacional (PROLIBRAS 2007) e SEED (2009). Tradutora Intérprete em Contexto Educacional SEED (2011 ). Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão –NAI na UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa.
Além dos convidados, contribuíram para o diálogo a palestrante representante do IFPR, professora Drª Marily Aparecida Benicio e das servidoras responsáveis pelo Centro Municipal Apoio Especializado (CMAE) da Secretaria Municipal de Educação de TB; Maria Liberdade Cordeiro de Oliveira e Angela Maria Monteiro Nastali a qual contribuiu enquanto interprete de libras para duas participantes.
Além das palestras, houve a mediação com os alunos das escolas municipais, público esse de grande importância para desenvolvimento do futuro cenário do MHM. São pequenos em idade e em estatura, mas são privilegiados quando o assunto é comunicação e informação sobre sua história, sua identidade. Pois a visita mediada propicia e fomenta a história e os legados da região.
Houve também, na quarta-feira, dia 25/09, uma reunião dos membros do Conselho Municipal de Cultura, reunindo-se e abordando a necessidade de se efetivar parcerias com instituições que já trabalham com a inclusão e a acessibilidade a fim de garantir a inclusão no espaço do Museu Histórico, palco esse de trânsito e de visitação de pessoas com necessidades especais e que carecem encontrar a inclusão e a acessibilidade nos espaços públicos.
O museu permaneceu aberto sem intervalo para almoço para assim receber e acolher o público visitante do espaço.
Já no domingo, dia 29/09, foi realizado uma sessão de audiovisual sobre o Projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo, abordando falas e depoimentos de artistas locais, historiadores e do canal Prosa de Monte Alegre.
Desta forma a semana da 18ª Primavera dos Museus encerrou mais um ano de participação no evento nacional, garantindo ao Museu Histórico a divulgação do espaço e das atividades desenvolvidas.
Faça seu comentário!