Os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros públicos a serem vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, que começa na segunda-feira, 23 de março. A antecipação tem como objetivos facilitar e acelerar o diagnóstico da Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.
É importante destacar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (como o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19.
O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação, com muito mais pessoas ocupando leitos no sistema de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cada Unidade de Saúde está criando estratégias para evitar aglomeração de pessoas e realizar de forma gradual e com sucesso.
Na segunda-feira (23) será detalhado maiores informações de medidas para a realização da campanha.
Vamos precisar do apoio de cada um para acatar as orientações de prevenção contra o Covid-19.
De modo geral:
- Vamos evitar aglomerações
- Em casos de filas é o preciso manter espaço entre as pessoas
- Só vá com acompanhante se for extremamente necessário
CALENDÁRIO
- A partir de 23 de março - Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;
- A partir de 16 de abril - Professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- A partir de 09 de maio - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas; Povos indígenas; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Funcionários do sistema prisional; e Adultos de 55 a 59 anos de idade.
- 09 de maio: Dia D de Mobilização Nacional
DOADORES DE SANGUE
Muitas pessoas não sabem, mas toda vez que alguém toma uma vacina, fica impedido de doar sangue. O período de restrição varia, conforme o tipo de vacina.
No caso da vacina contra influenza, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados devem ser considerados como inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas.
Faça seu comentário!