As doações de sangue no Hemepar de Telêmaco Borba estão abaixo da média, com menos da metade de doadores diários. A redução do comparecimento dos doadores tem sido registrado em toda a região.
No município, em média são 10 a 12 doadores por dia, em tempos de Coronavírus, somente sete compareceram ao Hemepar para doação nos últimos dois dias, uma média de 3,5 por dia, muito abaixo do necessário.
O coordenador do Hemepar de Telêmaco Borba, Marcelo Augusto Lucca Conrado, acredita que a redução deve-se ao efeito Covid-19. “O número de doações caiu significativamente e a utilização de sangue pelos hospitais continua normal”, relatou.
A redução, de acordo com o coordenador, pode trazer um impacto para aqueles que precisam de sangue. “As cirurgias eletivas estão sendo adiadas, mas as urgência e emergências ocorrem todos os dias e muitas precisam de sangue”, reforçou.
As medidas para receber os doadores estão seguindo os protocolos divulgados pela Secretária de Estado da Saúde (SESA). Limpeza intensificada, reforço com álcool em gel e controle de pessoas na sala de espera. “Todas as medidas estão sendo tomadas, o importante é que as pessoas não deixem de doar, pois precisamos de sangue para atender a população”, reforçou Marcelo.
O Hemepar de Telêmaco Borba atende para doação das 8 às 10 horas e das 13 às 15 horas, de segunda-feira a quinta-feira, e está localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1905 – Bairro Alto das Oliveira, anexo ao Hospital Regional, fone 3272-3743.
Quem pode doar
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Deve estar com bom estado de saúde.
Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Importante apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros).
Faça seu comentário!