A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nos dias 21 e 22 de setembro, no CCAJ, a capacitação de Microplanejamento Para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade. A atividade foi destinada para enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
A capacitação foi ministrada pela enfermeira e coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) municipal, Tatiana Rochinski, e a enfermeira e coordenadora da imunização, Bianca Mitani.
“O Microplanejamento faz parte do reconhecimento local, considerando características sociodemográficas, econômicas e sociais e necessidades do município, fortalecendo a territorialização”, explicou Tatiana.
A coordenadora da APS explicou que o processo de microplanejamento tem como objetivo as atividades de vacinação de alta qualidade para o resgate de altas coberturas vacinais dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação, para erradicação, eliminação e controle de doenças imunopreviníveis.
MULTIVACINAÇÃO
As ações propostas nesta capacitação visam especialmente um trabalho focado na campanha de multivacinação que tem previsão de ocorrer no mês de outubro, para atualização do calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade.
Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas. Entre as estratégias que podem ser adotadas com a estratégia de microplanejamento pelos municípios, estão a realização do “Dia D” de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com serviço de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas.
O Movimento Nacional pela Vacinação tem o objetivo de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e da cultura de vacinação do país. A iniciativa é considerada um grande movimento, com diversos atores da sociedade. A ação inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023.
Faça seu comentário!