As profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniram na manhã de terça-feira (14). O motivo do encontro foi a discussão sobre a alteração da legislação que trata do Planejamento Familiar do Brasil, bem como as alterações que passaram a vigorar em todo território nacional no último dia 05 de março.

Sob a coordenação da chefe da Divisão de Saúde Pública, enfermeira Marlise Marcondes, participaram a da reunião a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, enfermeira Tatiana Rochinski; a equipe de Serviço Social da Atenção Básica, as assistentes sociais Bianca Santos, Isabel Machado e Bibiana Leal; a coordenação da Central de Agendamentos e Tratamento Fora de Domicilio, enfermeira Amanda Santarosa e a coordenação da Clínica da Mulher, enfermeira Verônica Blaszcyki.

As alterações, tomando como base o marco legal de 1996 - Lei Federal nº 9.263, trouxeram a luz da discussão a alteração - Lei Federal nº 14.443 de 02 de setembro de 2022, a qual muda principalmente a idade dos pacientes a serem submetidos a procedimento cirúrgico de esterilização, sendo de 25 para 21 anos ou dois filhos vivos.

A equipe pontuou critérios que precisam ser alterados no protocolo de atendimento municipal visando trazer celeridade aos processos, culminando num melhor atendimento à população. “As mudanças serão percebidas pela população nos próximos dias, nos atendimentos prestados tanto nas Unidades Básicas de Saúde, quanto na Clínica da Mulher”, apontou, Marlise.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

PNAB

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba

Checklist Dengue