A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que após intensa discussão em âmbito federal, a Anvisa, em acordo com a maioria dos especialistas e Ministério da Saúde, continuará sendo obrigatório o uso de máscara em serviços de saúde. A nota da Anvisa foi publicada no dia 08 de setembro.
A medida se baseia no momento epidemiológico e na proteção de pacientes e profissionais que trabalham em serviços de saúde, onde é um ambiente de alto risco, onde existem pacientes com comorbidades, debilitados, imunossuprimidos, entre outros, que podem desenvolver Covid-19 grave.
Segundo a nota, nos atendimentos todos os pacientes devem usar máscara facial (limpas, secas, bem ajustadas à face e que cubram nariz, boca e queixo) logo na entrada do serviço de saúde.
Além do uso de máscaras, os pacientes devem ser orientados a manter o distanciamento físico de no mínimo de um metro de outras pessoas, realizar a etiqueta da tosse e a higiene das mãos com água e sabonete líquido ou álcool em gel.
Caso o paciente tenha acompanhante, ele também deve usar máscara facial enquanto estiver dentro do serviço de saúde. Após o atendimento dos pacientes, principalmente aqueles que tem sintomas respiratórios, deve ser realizada a higienização do consultório e sala de espera.
Faça seu comentário!