As 16 Unidades Básicas de Saúde de Telêmaco Borba (UBS) estão envolvidas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciada na segunda-feira (4).
Até o dia 22 de maio, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas mulheres até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos ou mais; - profissionais de saúde, indígenas e doentes crônicos com receita médica, hipertensos, renais crônicos, asmáticos, enfisema pulmonar, doenças hepáticas, doenças neurológica, imunodeprimidos, obesos mórbidos, transplantados e portadores de trissomias) devem procurar uma das UBSs para a imunização.

O Ministério da Saúde define 80% da população como meta para os municípios. Em Telêmaco Borba, o público alvo é de 21 mil pessoas.

O Dia D da Campanha será no sábado (9) quando todas as unidades estarão abertas das 8 às 17 horas para atendimento exclusivo da vacina.

Vale lembrar que é importante a apresentação do cartão de vacina, especialmente para as crianças.


No Paraná

No Paraná, aproximadamente 2,9 milhões de paranaenses terão direito à vacina, que estará disponível em todas as 2,5 mil unidades de saúde do Estado até o dia 22 de maio.

Assim como nos anos anteriores, a composição da vacina foi planejada para conceder proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Em adultos, ela é administrada em uma única dose. Já para crianças são duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira. Seu uso é contraindicado para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.

As pessoas com suspeita de gripe devem procurar atendimento o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. Não devem se automedique. Procurar atendimento de saúde e só utilize o medicamento indicado. O antiviral oseltamivir (tamiflu), por exemplo, está disponível gratuitamente nas unidades de saúde e pode ser retirado a partir da apresentação da receita médica.


CASOS

Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que o Paraná registrou 227 casos e 16 mortes por gripe em 2014. Ao final das investigações, a Secretaria identificou que do total de mortes, dez pacientes tinham direito à vacina, mas não foram imunizados. A maior parte dos óbitos estava relacionada a pacientes com doenças crônicas pré-existentes que podem ter contribuído para a morte.

Neste ano, o Estado já contabiliza três casos de gripe e uma morte. Trata-se de uma mulher de 67 anos, moradora da região de Foz do Iguaçu, não vacinada e que tinha pneumopatia e cardiopatia.

Os números dizem respeito às amostras positivas coletadas em pacientes atendidos nas 50 unidades sentinelas do Estado, o que inclui unidades de saúde e hospitais de pequeno e grande porte de 18 cidades paranaenses.

Fonte – Agência Estadual de Notícias

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

PNAB

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba

Checklist Dengue