Um caso foi confirmado da cidade e outros três importados

A Secretaria Municipal de Saúde em Telêmaco Borba está em alerta, após os setores de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município receberem a notificação de casos confirmados de dengue, sendo um autóctone (originário da cidade) e outros três casos importados.
De acordo com Bianca Mitani, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, o cuidado da população é vital para se combater o foco causador da doença, o mosquito Aedes Aegypti.

São as mesmas recomendações já conhecidas, não deixar objetos que acumulem água parada, principal criadouro do mosquito.

"Solicitamos que a população mantenha sempre limpo os quintais, os vasos de plantas nas bordas, preenche-los com areia e não permitir que o mosquito se prolifere", acrescenta Bianca.

Casos que apresentem febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e no corpo devem procurar imediatamente o Posto de Saúde mais próximo para ser avaliado por um profissional médico.

Em caso de suspeita de dengue é feito um teste rápido e o resultado fica pronto no máximo em duas horas. Todos os pacientes têm uma amostra de soro enviado para o Lacen- – Laboratório Central do Estado em Curitiba, independente se o teste rápido der reagente ou não.

O tratamento da dengue é feito com o controle da febre, hidratação e repouso. A automedicação é proibida veementemente.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

PNAB

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba

Checklist Dengue