A mudança de Companhia Independente da Polícia Militar para Batalhão, o Instituto Médico Legal (IML), Hospital Regional, Centro de Socioeducação (Cense), Casa de Semiliberdade e implantação de novos projetos do Instituto Mundo Melhor (IMM) foram os principais assuntos do encontro do prefeito Luiz Carlos Gibson com o deputado estadual Márcio Pauliki nesta sexta-feira (8), no Gabinete do Prefeito.
A reunião também contou com a presença do secretário de Assistência Social José Carlos Valentim dos Santos, do coordenado do IMM Odilon Barbosa, da assessora técnica Ariane W. Festa e da assessora parlamentar Silvana Santos.
As demandas apresentadas pelo prefeito Gibson de segurança, saúde e assistência social foram discutidas pela equipe do deputado que se comprometeu em verificar as questões.
O prefeito falou da criminalidade no município e destacou a importância de um Batalhão da Polícia Militar para trazer mais segurança para a população. "Estamos sempre buscando melhorias e apresentando nossas demandas para o Governo do Estado", destacou o chefe do Executivo.
Para a área de assistência social, foi discutida uma nova parceria com o Instituto Mundo Melhor. O secretário José Carlos explicou a necessidade de uma certificação para as alunas do Cemep. "Temos vários cursos e mais de duas mil alunas, mas não temos como fazer a certificação e isso é importante para aquelas, que buscam um emprego no mercado de trabalho, possam comprovar a capacitação", disse o secretário.
O coordenador do IMM, Odilon Barbosa, esclareceu que o Provopar tem um projeto que pode emitir essa certificação. "A equipe do Provopar vai até o município, conhece os cursos, faz uma avaliação e depois tem condições de emitir certificado", destacou. Outro benefício, de acordo com o coordenador, é a realização de cursos online para as alunas do Cemep. "Temos diversos cursos que poderão ser disponibilizados aumentando nossa parceria", frisou.
O município tem dois projetos do IMM implantados. O Jovem Mãe é um deles e promove a capacitação dos profissionais envolvidos no Projeto e tem como eixo a aprendizagem de técnicas de trabalho em grupo, saúde na adolescência, autoestima e afetividade, saúde mental, entre outros. Após os encontros os técnicos e profissionais são responsáveis pela multiplicação do conhecimento para as jovens mães, beneficiando de forma indireta as crianças, pois a família é a principal responsável pelo desenvolvimento infantil.
O projeto Infância Mundo Melhor "Cultura da Paz e resolução de conflitos" é direcionado a professores das redes estadual e municipal, profissionais da área de saúde e assistência social. O curso de capacitação tem quatro módulos e em Telêmaco Borba oferece 120 vagas.
Faça seu comentário!