Entendendo ser um tema relevante, o CCAJ – Centro de Convivência do adolescente e da Juventude trabalhou, na semana de 30 de março a 02 de abril, com seus adolescentes inseridos o tema Bullyng.
Bullyng é a prática de atos violentos, intencionais e repetitivos contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.
Quem pratica e quem apoia, com risos e outras formas de incentivo, diz que foi apenas uma “brincadeira”.
Para a vítima, é motivo de muito sofrimento psicológico, causando consequências para a vida toda, podendo, em casos extremos, levar ao suicídio ou a prática de homicídios.
Os objetivos nas atividades propostas foram: reconhecer a prática do bullyng como atitude negativa; desenvolver hábitos de convivência harmoniosa, pacífica e respeitosa e colaborar para a redução de incidentes causados pelo bullyng.
Os educadores elaboraram atividades com o objetivo de que os adolescentes pudessem saber mais sobre o tema através de um vídeo explicativo. Também usaram teatro de fantoches para abordar os diversos tipos de bullyng como físico, moral, psicológico, sexual, cyberbullyng entre outros. Encerraram com o envio de um questionário e um caça palavras para que os adolescentes pudessem realizar em suas respectivas casas para a fixação do tema.
Professores de Educação Física também exploraram o tema com o envio de texto explicativo sobre o bullyng no esporte bem como objetivando trabalhar o equilíbrio e atenção, coordenação motora, espaço temporal e lateralidade, demonstraram uma atividade adaptada com o uso de bolinhas de ping pong com sugestão de que os adolescentes pudessem reproduzir em suas casas.
Faça seu comentário!